As pessoas migram com um único objectivo: vão em busca de trabalho, melhores condições de vida. Mas o acolhimento dessas pessoas quando chegam aos países procurados, nem sempre é o melhor.
Porque quando qualquer pessoa vai do seu país para outro, está habituado a certos modos de estar na vida e mais, que por vezes o destino de chegada não é bem igual, daí por vezes o acolhimento não é pacifico.
- Como por exemplo,pesquizei uma noticia e vi "PAALO, 18 anos, era um jovem nascido na Georgea.Tinha vindo para Portugal em Março de 2007. Vivia com o pai e o irmão na Lourinhã, onde trabalhava na construção civil. Mas com não recebia o seu vencimento a 3 meses, no dia 21 de Junho decidiu ir para Lisboa á procura de trabalho com apenas 15 euros no bolso. Já na estação do metro de campo grande 3 individuos, apanharam-no. As causas concretas não se sabe, podia se (roubo, xerofobia, racismo etc...). Mas o que aconteceu mesmo foi que os tais individuos feriram o jovem no peito com várias facadas até o matarem e de seguida puseram-se em fuga.
Realmente a vida de um imigrante, não é facil. Afastado do seu país, familia, viver num país estranho onde a língua não sabem, é uma dura luta de sobrevivência.
Quanto ao conflito, pode haver vários por exemplo: racismo e a escravidÂo, é um pobre que vai para um país rico o conflito gerado pelo racismo e escravidão em que os imigrantes trabalham de sol a sol, sem dias de folga e nem se quer podem reclamar porque são logo ameacados a ser despedidos. Por vezes, são obrigados a partilhar a casa com várias pessoas não tendo privacidade e etc...
Quanto as leis da imigração começaram por se criadas, por exemplo em Portugal, entrou em vigor dia 3-08-2007, a nova lei em que é permitida um imigrante, se estabelecer em Portugal, mas sem autorização de residençia,possa vir a conseguir legalizar-se.
Por fim outro exemplo, em Andorra, de uns tempos para cá mudou, agora para se estabelecer lá para de trabalho, ficou mais complicado, logo que se chegue lá é necessario ir ao consolado,fazer a sua incrição depois facilitar a procura de trabalho e mais.