

A União Europeia (UE) foi criada originalmente por 6 estados fundados em 1958, cresceu até aos actuais 27 estados membros.Houve cinco alargamentos sucessivos, o maior ocorreu em 1 de Maio, de 2004 ao qual 10 estados aderiam.
A União Europeia tem 27 membros desde 2007, quando a Roménia e a Bulgaria aderiam. Para aderir à União Europeia, um estado precisa de satisfazer os critérios economicos e politicos, conhecidos como critérios de Copenhaga.
De acordo com o tratado da União Europeia, cada estado membro e o parlamento Europeu têm de estar em acordo com qualquer alargamento.
Fazem parte da UE os seguintes membros:
- Alemanha, Áustria, Bélgica, Bulgaria, Chipre, Dinamarca, Eslováquia, Eslovénia, Espanha, Estónia, Filândia, França, Grécia, Hungria, Irlanda, Itália, Letônia, Letuânia, Luxamburgo, Malta, Países baixos, Polónia, Portugal, Reino Unido, Republica Checa, Romênia, Suécia.
Em negociação estão: Croácia, Islândia, Macedónia, Turquia.
A União Europeia é uma organização muito "pesada" porque abranje muitos países e é dificil que os 27 estados estejam sempre de acordo.
De forma que tem que ter uma boa organização cuja a base esta num conjunto de instituições dos quais destacamos:
Parlamento Europeu, Conselho Europeu, Comissão Europeia, Tribunal de Justiça, Banco Central.
Quanto as vantagens e desvantagens da União Europeia
Vantagens:
- Livre circulação de pessoas, bens, mercadorias e capitais
- Subsidios para apoiar o desenvolvimento da economia
- Existênçia de uma moeda unica para todos os países
- Existênçia de novos mercados.
Desvantagens
- Dificuldades de concorrer num mercado muito competitivo sentidas especialmente na agricultura e nalguns séctores de indústria
- Dificuldade em conseguir atingir critérios de convergênçia economicos (defici ......).