segunda-feira, 29 de novembro de 2010

"Orcamento de estado e grandes planos" e a " Revisão constitucional"




Quanto ao orçamento de estado e os seus grandes planos,baseia-se em que os partidos não se entendem quanto às medidas de Austeridade para o ano 2011,mas a realidade é que este orçamento não tem cabimento de ser posto,vão colocar muitas familias na miséria.Os grandes planos deles consiste em congelar os ordenados da função publica,aumento dos impostos(IMT E IMI),aumento do IVA,cortes do abono de familia e entre mais.Ms esses partidos não pensam,aumentam tudo e os salários mantêm-se,quem consegue aguentar isto???O nosso país fica com um IVA dos mais altos da Europa,se assim vai o governo vai levar o país ao fim.


Mas não abdicam eles do plano de obras que é o TGV, aeroporto etc...se o país está assim tão mal,porque então não suspendem esses projectos??pois é,querem é sacrificar mais o país,para não abdicarem dos seus luxos.


Estes governantes é impossivel chegarem algum acordo enquanto não se respeitarem e pensarem no país. Penso que os governantes não é Portugal que lhes interessa mas sim o bem estar em que vivem, o seu vai e vem constante em que andam á custa do povo, e vão continuar enquanto não pensarem no povo.


Na crise que atrvessamos está à prova se que continuaram a pensar como pensavam, a teimar como teimavam e o que vai acontecer???


Eles continuaram nas "SUAS MÁQUINAS", passeando,comendo,viajando à custa daqueles que estão e vão continuar a ser penalizados e os que são pobres ficaram ainda mais pobres,vão chegar a não ter dinheiro sequer para comer....


Quanto à revisão constitucional vai dentro do mesmo contexto do orçamento de estado são os cortes na saúde,medicamentos mais baratos e menos comparticipações,menos prescrições de exames entre mais...!


A conclusão é que vai ser muito dificil conseguir viver com um orçamento deste modo,acho que não há palavras para descrever a tristeza que vai nas familias portuguesas.


Os senhores governantes que se coloquem por um tempo na pele de um pobre e verá o que sente,sim porque a eles nada lhes falta,mas esquecem-se que tudo o que têm,o devem a nós portugueses.

"Orcamento de estado e grandes planos

terça-feira, 1 de junho de 2010

"Políticas Públicas Sobre Imigração"

Dado que os movimentos migratórios tem por significado o facto de uma pessao se deslocar para um país que não é o seu, tenha vindo aumentar na actualidade por vários factores.

As pessoas migram com um único objectivo: vão em busca de trabalho, melhores condições de vida. Mas o acolhimento dessas pessoas quando chegam aos países procurados, nem sempre é o melhor.

Porque quando qualquer pessoa vai do seu país para outro, está habituado a certos modos de estar na vida e mais, que por vezes o destino de chegada não é bem igual, daí por vezes o acolhimento não é pacifico.


  • Como por exemplo,pesquizei uma noticia e vi "PAALO, 18 anos, era um jovem nascido na Georgea.Tinha vindo para Portugal em Março de 2007. Vivia com o pai e o irmão na Lourinhã, onde trabalhava na construção civil. Mas com não recebia o seu vencimento a 3 meses, no dia 21 de Junho decidiu ir para Lisboa á procura de trabalho com apenas 15 euros no bolso. Já na estação do metro de campo grande 3 individuos, apanharam-no. As causas concretas não se sabe, podia se (roubo, xerofobia, racismo etc...). Mas o que aconteceu mesmo foi que os tais individuos feriram o jovem no peito com várias facadas até o matarem e de seguida puseram-se em fuga.

Realmente a vida de um imigrante, não é facil. Afastado do seu país, familia, viver num país estranho onde a língua não sabem, é uma dura luta de sobrevivência.


Quanto ao conflito, pode haver vários por exemplo: racismo e a escravidÂo, é um pobre que vai para um país rico o conflito gerado pelo racismo e escravidão em que os imigrantes trabalham de sol a sol, sem dias de folga e nem se quer podem reclamar porque são logo ameacados a ser despedidos. Por vezes, são obrigados a partilhar a casa com várias pessoas não tendo privacidade e etc...


Quanto as leis da imigração começaram por se criadas, por exemplo em Portugal, entrou em vigor dia 3-08-2007, a nova lei em que é permitida um imigrante, se estabelecer em Portugal, mas sem autorização de residençia,possa vir a conseguir legalizar-se.


Por fim outro exemplo, em Andorra, de uns tempos para cá mudou, agora para se estabelecer lá para de trabalho, ficou mais complicado, logo que se chegue lá é necessario ir ao consolado,fazer a sua incrição depois facilitar a procura de trabalho e mais.






quarta-feira, 19 de maio de 2010

" Descrição do espaço de lazer"







Eu residuo na vila de Vidago, concretamente frente á estrada nacional 2, como vizinhos do lado esquerdo, tenho uma casa pequena, branca por fora, com um terraço para as trazeiras.



É uma casa de certo modo antigo, porque não tem placa no telhado, nem no chão. O telhado é de madeira e o chão de soalho.



Os senhores que nela habitam, cobriram o soalho com plástico decorado e proprio para o mesmo.



As janelas são um pouco pequenas, mas já com janelas novas, com vidro duplo e as portas também, na lateral têm uma varanda,com um pequeno jardim.



Já no meu lado direito, a casa que se encontra é uma pequena casa rés do chão, que antigamente era o centro de saúde da vila, e há uns tempos foi utilizada para ser uma biblioteca da mesma.



É uma casa razoavél, com janelas de madeira e por fora com grades de ferro para evitar assaltos, a porta de entrada também é toda de madeira co vidraças, por dentro tem placas quer no telhado quer no chão e o chão é revestido com azulejo.



A frente da minha casa, para além de ter a estrada, tenho uns prédios que estão com a construção incompleta, esta por terminar,conclindo que é uma urbanização construida, mas não crevestida por fora, com portadas modernas castanhas e as portas também.



O seu interior não o posso descrever, pelo motivo que desconheço o mesmo.



É um lugar que apesar de não ter grandes verdes, é um lugar com alguma movimentação.



terça-feira, 4 de maio de 2010

" Identidade e Alteridade "


Identidade é: algo pessoal, é relacionado ao proprio do tipo EU.

É´uma forma de me identificar en vários sentidos,quem sou eu,de onde sou, o que gosto, o que faço, etc.


Alteridade é:o outro eu,uma forma de termos capacidade de nós colocarmos no lugar da outra pessoa com o fim de respeitar, aceitar e ajudar o outro na resolução de qualquer problema.


"Ou aprendemos a viver como irmãos, ou vamos morrer juntos como idiotas" (Martin Luther King).


- Como é o seu relacionamento com os outros?


O meu relacionamento com os outros é bom, gosto de me dar bem com toda a gente, sejam eles "pobres, ricos, menos ricos, pretos, brancos, para mim é me indiferente estas caracteristicas, pois considero-me uma pessoa comunicativa, extrovertida e sem preconceitos, faço por respeitar, aceitar, ouvir toda a gente, mas gosto que sejam de igual forma para comigo, pelo facto que não tolero, falsidades, cínismo, falta de respeito etc.

Pois quando estes pontos acontecem ou melhor falando, descubra falsidades, perca a confiância em qualquer pessoa e veja cínismo nas mesmas, o relacionamento altera-se, porque sou uma pessoa simples de mais para conseguir conviver com este genero de pessoas.


-Que principios de conduta coloca nos relacionamentos com os outros?


Para mim este conceito varia, de caso para caso, pois os relaçionamentos hoje em dia mudaram,pois as classes sociais parecem ter regressado aos antepassados, pois existe situações em que ainda existe, do tipo: ricos com ricos, pobres com pobres.

Mas para mim os principios de conduta parte por respeitar cada um, ser amigo, ser sincera, aceitar opiniões, saber ouvir,ser companheiro e ser honesto etc.

segunda-feira, 19 de abril de 2010

"A lei do aborto"



O tema que vou abordar é a lei do aborto.
Desde de sempre esta lei foi proibida em portugal.
Foram feitos vários referendos, um em 18 de julho de 1998 em que o voto NÃO foi ganho.
Já em 11 de Fevereiro de 2007, outro referendo foi feito mas ai com uma pergunta:"concorda com a desperalização da interrupção voluntário da gravidez, se realizada, por opcão da mulher, nas primeiras dez semanas, em estabelecimento de saúde legalmente autorizdado?"
Então em 17 de Abril de 2007, o presidente da Republica, Aníbel Cavaco Silva, sancionou a lei que não estebelece restrições adicionais, mas pede um período obrigatorio de reflexão de três dias antes que o procedimento seja realizado.
E desta forma a partir desta data foi permitida esta lei, o que gerou alguma polémica, pois existem várias pessoas que concordam e outras que não concordam.
Aquelas pessoas com mais idade, podem ate ter uma visão deste tema num ponto de vista negativo, como também podem existir pessoas mais novas que também pensem que seja mau esta lei e vice-versa.
Penso que é um contra e um a favor elevado, pois cada pessoa tem a sua maneira de pensar, eu propriamente sou a favor do aborto num ponto, no caso em que o feto venha com deficiência ou com problemas de saúde graves, concordo plenamente que seja feito o aborto,mas em contra partida noutros casos não concordo,com a realizaçao do mesmo.

Valores morais e mais relevantes para a comunidade"



Eu tenho preferência pelas cidades, pelo facto que,são comunidades maiores,o que faz com que haja mais liberdade,no sentido de as pessoas não se conhecerem bem umas as outras, o que dai surja o respeito de parte a parte de cada cidadão,mais privacidade entre mais pontos.
Numa aldeia estes valores,já assim não acontecem,porque é uma cominudade pequena,tudo o que se faça,acontece,tudo se sabe,o que leva por se perder,por vezes,o respeito ás pessoas,perde-se a liberdade e a privacidade,o que faz com que haja mais distanciamento das pessoas,para que se evitem conflitos e estas partes não são agradáveis para um bom desenvolvimento de uma comunidade.
Dai,na minha forma de ver e pensar,julgo que os valores mais importantes para o desenvolvimento da comunidade,são: respeito pela vida de cada pessoa,diritos de igualdade na sociedade,respeito pela religião,raça,cor e entre mais valores.

quarta-feira, 31 de março de 2010

"Códigos de conduta Institucional "


" A familia "

- A istituição que escolhi foi a "a familia".
A familia é realmente a escola de base de todo o cidadão.
No seio de cada familia há valores importantes que devem ser desenvolvidos quotidionamente,para que realmente a familia funcione na veracidade.Esses valores serão: o amor, romântismo, companheirismo, lealdade e solidariedade entre outros.
Em tempos mais remotos a familia vivia com mais facilidades e os valores o respeito e a obdiência, eram vísiveis a olho nu.
Com o decorrer dos anos os valores têm-se vindo a perder e assim aparecem os grandes conflitos das gerações.
A familia é um pilar importante para o desenvolvimento do individuo é ela que faz ou deve fazer cumprir, vivendo em amor e concedendo o perdão.
Aquelas familias que conseguirem obter estes resultados - vivem em paz porque conseguiram gerar e criar individuoos completos em todos os sentidos.As que falharam vivem momentos de degradação ódio e revolta, porque quase sempre criarem seres adulterados.
É bem que haja uma refleçao sobre as familias deste século que, realmente, não querem nem se esforçam para corrigir o mal que causaram, no seio da familia e a sociedade a que pertencem.
A expressão "familia em crise" hoje é banal.
No fundo traduz, como a familia esta a mudar ou pelo menos que os tradicionais paradignos da familia já não permitem compreender e explicar o que se esta a passar, na actualidade e na familia.
Sendo assim, devem procurar-se novas referências, no quadros interpretativos que permitam reorganizar novas atitudes e comportamentos das familias.

segunda-feira, 15 de março de 2010

"Cursos EFA "

" Código deontológico de alunos EFA "

Deveres do formando

Estudar, empenhando-se na sua educação e formação;
Ser assíduo, pontual e empenhado em todos os seus deveres no âmbito escolar;
Ser leal com os professores e colegas;
Respeitar as competências, opiniões e trabalho dos colegas;
Manifestar solidariedade com os colegas em dificuldade; (…)


Direitos do formando

Ser tratado com respeito e correcção por qualquer membro da comunidade educativa;
Ver salvaguardado a sua segurança na escola e respeitada a sua integridade física e moral;
Apresentar criticas e sugestões relativas ao funcionamento da escola e ser ouvido pelos professores, directores de turma e órgãos de administração e gestão da escola:
Organizar e participar em iniciativas que promovam a formação e ocupação de tempos livres;
Conhecer o regulamento interno e ser informado, sobre todos os assuntos do seu interesse, nomeadamente o programa e objectos de cada área disciplinar, processos e critérios de avaliação.

Deveres dos formadores

Contribuir para a formação e realização integral dos alunos, promovendo o desenvolvimento das suas capacidades, estimulando a sua autonomia e criatividade, incentivando a formação do cidadão civicamente responsáveis;
Reconhecer e respeitar as diferenças culturais e pessoais dos alunos e de mais membros da comunidade educativa, valorizando os diferentes saberes e culturas combatendo a exclusão e discriminação;
Empenhar-se e concluir as acções de formação em que participar . (…)

quinta-feira, 11 de março de 2010

" Os Telemóveis e a sua evolução"


Os telemóveis entraram nas nossas vidas e hoje em dia não existe ninguém que não seja depende-te dele.Foi uma grande evolução ao longo dos tempos e hoje em dia há diversas coisa que se pode fazer através dele tais como: tirar fotografias,filmar,ouvir musica, navegar na Internet, utilizar GPS e entre outras mais coisas.
Mas também não nós podemos esquecer que tem algumas desvantagens prejudiciais á saúde e também vários cuidados que se deve ter.
Aqui neste trabalho falo da sua evolução e demonstro de alguma forma os cuidados que se deve ter.(...).Cuidados a ter:
- Cuidados a ter:
Reduzir o número e a duração das chamadas;
Não colocar o telemóvel do lado esquerdo;
Evitar dormir com o telemóvel ligado na cabeceira;
Não fazer uso do telemóvel em postos de combustível;
Recomenda-se a não utilização de telemóveis a crianças;
Não utilizar o telemóvel durante a condução e em casos urgentes utilizar auricular ou kit mãos livres

terça-feira, 2 de março de 2010

Do velho se faz novo


Ora...
Na vida nem tudo tem fim,para tudo há solução,tudo o que se pensa já não ter forma de concerto,aparece eis, a questão de uma soluçao....
Vejamos, há varias formas de dar utilidade a materiais em fim de utilização, como, por exemplo, eu reutilizei,uma caixa velha,dei-lhe concerto e formei uma caixa para acessórios de moda, ou seja, para bijúterias.

sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010

" Um pouco de mim "



Olá!!!

Eu sou a fabiana.
vou começar por falar um pouco de mim.
Como já´referi anteriormente, chamo-me Fabiana filipa,sou natural de Chaves, nasci a 12/12/1972 e sou de signo Sagitário.
Considero-me uma pessoa muita reservada, amiga e sempre pronta ajudar.
Sou uma pessoa muito teimosa, bastante orgulhosa e impulsiva.
Não tolero mentiras, falsidades, pessoas cínicas e hipócritas.
Já a nível profissional, trabalho num Infantário, como auxiliar de Educação, a profissão que sempre gostei, porque adoro crianças e estar a cuidar e a brincar com elas é uma enorme alegria o que me deixa muito feliz.
No que respeita ao meu percurso escolar, comecei por entrar para o 1ºciclo co 5 anos de idade, e lá prossegui oa 4 anos de escolaridade.Segui então para o ensino básico, onde concluí até ao 9ºano. Ao terminar, foi difíl tomar a decisão de continuar ou naõ a escolaridade até ao fim mas, por vezes, a vida é muito complicada e nem sempre dé para se fazer o que se gostaria.Então tive que deixar de estudar, quando concluí o 9º ano, era altura de começar a trabalhar, e ser uma pessoa "independente".
Mas, mais tarde, reflecti e vi que, para conseguir trabalhar no que realmente gostava, tinha que concluir o 12º ano e assim fiz; increvi-me e estou a conclui-lo pra ter melhores facilidades de emprego e "crescer" ainda mais culturamente.
Nos meus tempos livres gosto muito de: ler,ouvir música,ver televisão,ver filmes de terror e suspense,caminhar,conviver com amigos.
Sou uma pessoa que tenta tirar de cada erro uma lição e isso ajuda-me a seguir em frente e a não fraquejar.
E assim terminei a minha pequena história!!!

segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010

MSF (Médicos sem fronteiras)- Define-se por uma organizaçao internacional não governamental, sem obter lucros, mas oferece assistência no que refere à saúde e não só, também em casos como: fome, catástrofes naturais,epidemias , exclusão social e conflitos armados.


AMI(Ajuda,Médica Internaçional)- Trata -se de uma organização não governamental, livre, privada, sem lucros.
É destinada a intervir com rapidez em algumas situaçoes de crise e emergência.
Combate o desenvolvimento no que diz respeito à fome, à pobreza e exclusão social.
Ola a todos,benvindos ao blog da "MINHA ESTRELINHA".
Venham visitar e deixar os seus comentários.
Comprimentos a todos.